quarta-feira, 16 de abril de 2008

O "Oscar" Brasileiro

O grande prêmio VIVO do cinema brasileiro (nosso oscar tupiniquim) teve a sua 6 edição (acredito) na noite de hoje com a mesma falta de produção técnica e bom gosto em um evento ao vivo mas com um sentimento de que, sim, o cinema brasileiro é hoje algo maior do que ele foi ontem.
No ano passado não houve cerimônia por causa do desentendimento, e fim de contrato, com o a ex-patrocionadora BR, até a vivo entrar a academia viveu seu periodo de asfixia, mas conseguiu sobreviver e mostrar que mesmo sem talento para produzir TV o cinema nacional ganha muito ao ser reconhecido pelos seus próprios trabalhadores, gerando assim um inédito sentimento de classe e vitória.
Quanto aos vencedores? Bom, tudo indicava para a rapa de "Tropa de Elite", tudo menos o gracioso fator bom gosto dos votantes. A semi-verdade rolou, Tropa ganhou 9 premiôs dos mais merecidos nas categorias técnicas. Tenho minhas duvidas pessoas na vitória em Cinematografia (os trabalhos de Walter Carvalho eram melhores, como sempre), Ator (apesar de ser o personagem da carreira de Wagner Moura, um brilhante ator, Selton Mello era indiscutivelmente o melhor) e Direção (Padilha mandou bem, mas perdeu a mão em vários pontos controversos do filme, enquanto João Moreira Salles criou uma das melhores obras de cinema da década, Santiago). Mas no final, mesmo, o melhor filme se deu ao gracioso "O Ano em que meus pais Sairam de Férias". Gostei, a academia foi inteligente em reconhecer os pontos fortes de "Tropa" mas sinalizar que, realmente, não era o melhor filme. Mais ou menos o pensamento do comitê que escolheu o indicado brasileiro ao oscar.
Como houve 1 ano de "gap" os indicados contemplaram o período de Julho/06 até Dezembro/07, oq ajudou na geral qualidade dos indicados. Vamos ver ano que vêm quando só serão julgados filmes de 2008...
confira os indicados e vencedores e um link para os prêmios dos últimos anos.

Nenhum comentário: