quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

OSCAR: O começo





Fellini o considerava o maior premio do cinema.
E realmente é.
Concedido anualmente por pessoas que trabalham no ramo e que são convidadas a pertencer a academia ao realizarem um trabalho de importância reconhecida (normalmente ao serem indicados ao premio, portanto) o Óscar representa o melhor da maior maquina produtora de cinema e imagem visual: o melhor de Hollywood.
Ingrato, retrógrado e injusto o prémio pode até ser, mas não é de forma alguma demerecido. Seu “valor” nominal é o de maior reconhecimento na área, fazendo portanto que seja visto como um show de moda e horror e que tenha gerado inúmeros semelhantes ao redor do mundo. Amado ou odiado, ambicionado ou desprezado, o Óscar divide multidões, cria paixões e consagra poucos.
Por seu carater tão controverso é que ele cria curiosidade e inveja. Como funciona? Quem vota ? como votam? Quem vai ser reconhecido ? e principalmente, Quem vai ganhar ?.
Visando resolver essa questão, e me divertir com a minha futilidade no processo, é que dedico agora de Dezembro ao final de Fevereiro a temporada Óscar. Posts, Previsões, Notícias, uma grande piada portanto. Mas uma piada que envolve milhões e milhões de dólares para alguns.
Não me xinguem, são só 3 meses. Tem gente que faz isso o ano inteiro. Non-Stop.
Chega de léro, léro…
Vamos começar pela “The Big One”. Melhor Filme.
And the Oscar Goes to…

Babel
Dreamgirls
The Departed (Os Infiltrados)
Letters from Iwo Jimma
The Queen

alt. "Pequena Miss Sunshine" ou "United 93"

não acredito que os indicados vão fugir muito desses 7. Aposto em Babel (a maioria aposta que Pequena Miss vai entrar ao invés...) e não ponho minhas fichas em United para essa categoria.
e para acompanhar os melhores filmes:
os artistas que fazem deles os melhores:

DIRETOR

Martin Scorsese ("The Departed")
Clint Eastwood ("Letters from Iwo Jimma")
Alejandro Gonzales Iñnaritu ("Babel")
Bill Condon ("Dreamgirls")
Paul Greengras ("United 93")

alt. Robert Altman ("A Praire Home Companion") ou Stephen Frears ("The Queen")

Nenhum comentário: