E o oscar vêm aí.... Previsão Final.
Esta aqui as minhas apostas para o Oscar que ocorre neste domingo e será transmitido pela TNT a partir as 22:00 e pela Globo a partir das 23:00. Portanto para vocês que curtem o prêmio mais cobiçado da industria de entreternimento, apertem a tecla SAP, calem o babaca do Rubens Edward Filho, e assistam na intriga, se der, fazendo um festinha.
"Rosebud"
DOCUMENTARIO: "An Inconveniente Truth"

Um filme que ja ultrapassou o status de "filme" para virar uma declaração á humanidade. E existe a lenda de que Al Gore pode anunciar sua re-candidatura a presidência no palco do oscar.... seria um momento histórico.
FILME DE ANIMAÇÃO: Happy Feet
Sinceramente "Carros" é um dos filmes mais mediocres ja produzidos pela Pixar, bom, mas não um clássico. Numa categoria que eu considero aberta estou torcendo pelo filme que esta no meu Top 10.
FILME ESTRANGEIRO: "O Labirinto do Fauno"
FILME DE ANIMAÇÃO: Happy Feet
Sinceramente "Carros" é um dos filmes mais mediocres ja produzidos pela Pixar, bom, mas não um clássico. Numa categoria que eu considero aberta estou torcendo pelo filme que esta no meu Top 10.
FILME ESTRANGEIRO: "O Labirinto do Fauno"

Para votar aqui o membro precisa comprovar ter visto todos os 5 filmes, e são poucos os que o fazem. Portanto não têm muito como definir o vencedor "real", mas podemos apostar que "Labirinto" sai na frente por sua forte recepção mundial e outras 5 indicações. (Mas lembrem-se "Amelie" perdeu em 2001 com mais indicações que "Terra de Ninguém"). (Fiquem atentos para "Days of Glory").
EDIÇÃO SONORA: Piratas do Caribe II
EDIÇÃO SONORA: Piratas do Caribe II

Normalmente essa categoria vai para o filme mais barulhento e fantasioso, além de que "Piratas" foi o maior blockbuster do ano. Mas se "Letters" ganhar ele pode estar no caminho de "melhor filme".
MIXAGEM SONORA: Dreamgirls
MIXAGEM SONORA: Dreamgirls

Essa categoria adora um musical, e apesar de "Dreamgirls" não concorrer a melhor filme ele ainda aparece em outras 7 indicações. Mas não sei, é um corrida aberta. "Apocalipto" e "Piratas" não podem ser descartados.
EFEITOS VISUAIS: Piratas do Caribe II
Garantido. Nem o Superman voando consegue roubar esse oscar das mão desse pirata.
MUSICA: "I Need to Wake Up" (Uma Verdade Inconveniente)
EFEITOS VISUAIS: Piratas do Caribe II
Garantido. Nem o Superman voando consegue roubar esse oscar das mão desse pirata.
MUSICA: "I Need to Wake Up" (Uma Verdade Inconveniente)

Sim. Dreamgirls esta concorrendo 3x aqui. Sim é besteira votar contra "Listen" cantado por Beyoncé. Mas aqui estou eu, votando no que acho a melhor música que na verdade agora é ja um hino, e que causa muito impacto no passar dos créditos finais. E, falando sério, são músicas bem "fake" essas do "Dreamgirls".
TRILHA SONORA: The Queen (Alexandre Desplat)
Acredito que só "The Queen" e "O Labirinto do Fauno" estão na disputa. Prefiro "Labirinto" com sua nostalgica melodia, mas como Desplat deveria estar ganhando por "The Painted Veil" ele vai ganhar para o filme de Helen Mirren.
MAQUIAGEM: O Labirinto do Fauno
O homem pálido ja diz tudo. Um filme amado e bem construído. Apocalipto pode, de longen surpreender.
FIGURINO: Dreamgirls

A aposta garantida seria para o figurino de "Dreamgirls" (o que seria bem merecido), mas algo me diz que pessoas a mais devem ter gostado de "Marie" e principalmente da beleza de reconstrução de época. "O Diabo..." seria a escolha mais ousada e feliz.
DIREÇÃO DE ARTE: O Labirinto do Fauno

Uma categoria bem dificil, eu pessoalmente achei a direção de arte do "Fauno" nada de especial, e em alguns momentos até pouco "fantástica", mas é um filme de fantasia amado e bem recebido. Não me supreeenderia se "Piratas" ganhasse por ter sido um baita filmão de sets e locações, entretanto o maior concorrende de "Fauno" é sem dúvida "Dreamgirls" (o espetáculo). Ou um ou outro, e convenhamos, os sets de dreamgirls não são lá a coisa mais fantástica.
CINEMATOGRAFIA: Children of Men

Certamente o favorito, em anos não se via uma foto tão impregnada no gênero do filme, e ao mesmo tempo memorável. Se algum dos indicados pode destronar uma das maiores qualidades desse novo clássico é a fantasia de "Fauno". Mas acho que não. (obs. nenhum dos indicados é de "melhor filme", isso não acontece, acredito desde os anos 30).
MONTAGEM (EDIÇÃO): Babel

Depois de melhor diretor é a categoria que mais corresponde ao vencedor de "melhor filme". Edição, Montagem é a alma do cinema, mais ainda que a fotografia, porque ela que conduz o ritmo e cria momentos memoráveis ou de grande constrangimento. Portanto não é raro que o vencedor de melhor montagem vença melhor filme (como Crash ano passado) e que todos os vencedores de melhor filme nos últimos 30 anos tenham sido ao menos indicados aqui. Este ano a batalha esta entre as histórias interconectadas de Babel contra a ação e suspense de "The Departed". E sinceramente ambos podem ganhar (eles empataram no sindicato de montadores dias atrás). "The Departed" tem a dianteira, mas é um pouco longo, por isso, além da questão óbvia de torcida, acho que os votanted conseguem associas histórias intercaladas com edição, e em "Babel" ela salta aos olhos.
e o big 8:
ROTEIRO ADAPTADO: The Departed
Uma categoria com belas concorrentes, "Children of Men"' é um brilhante roteiro, assim como "Notes on a Scandal", mas não vejo dificuldade do amado "Departed" levar o ouro aqui.
ROTEIRO ORIGINAL: Little Miss Sunshine

Essa sim é dificil de prever e pouca gente esta dando conta disso. Parece óbvio para a maioria que o bonito filme independente (que têm justamente como base "forte" o roteiro) saia na liderança. Mas olhe a competição, o drama intimo e de casualidades de "Babel" (um dos favoritos), o fortíssimo roteiro cômico-dramatico de "The Queen" ou o possível ganhador de melhor filme "Letters from Iwo Jimma". Estou indo com a maioria, mas se "Sunshine" perder aqui (jogando em casa) digo 2 coisas: não ganha melhor filme, e, sim, o melhor roteiro daqui vai ganhar o prêmio principal nestas condições. Fiquem atentos.
ATRIZ COADJUVANTE: Jennifer Hudson ("Dreamgirls")

Parece a escolha irrefutável. As mulheres de "Babel" se cancelam, Cate ganhou há dois anos atrás ja, e Abigail é uma criança simpática e só. Uma estrela em ascensão, que canta pra caramba, rouba o filmão de Beyoncé e esta na capa da Vogue (a terceira mulher negra, não modelo, a sair na história da revista, as outras foram Halle Berry e Oprah).
ATOR COADJUVANTE: Alan Arkin ("Little Miss Sunshine")

O que parecia contra a maré agora esta virando conversa de bar. Alan Arkin ganha de Eddie Muprhy o oscar. Porque? Ele é veterano, respeitado, em "comeback" num dos melhores papeis de um filme muito amado (esse sim indicado a melhor filme, Dreamgirls não). E Eddie Murphy é o Eddie Murphy.
ATRIZ: Helen Mirren ("The Queen")

Não existiu uma categoria tão segura desde que Titanic afundou todos os concorrentes na bilheteria e no oscar. É dela. (o que é uma pena num ano com concorrentes de tanta qualidade).
ATOR: Forest Whitaker ("The Last King of Scotland")

A academia é um entidade a parte, e sendo assim adora fazer escolhas por vontade própria, premiando amigos, ou antigos desafetos, por isso sinto que talvez, talvez Peter O'Toole ganhe seu demorado e merecido oscar. Só não escolhoe ele por que não vi o filme "Venus" ainda e porque Forest é fortíssimo em "The Last King of Scotland" (tendo ganhando todos os prêmios antes). Acho que posso me arrepender por isso.
DIRETOR: Martin Scorsese ("The Departed")
Nesses últimos dias surgiram boatos de que membros da velha guarda da academia estavam votando em massa no Clint, mais uma vez. E que isso prejudica Martin, mais um vez. Balela. Não duvido que os velhos votem em Clint, mas este é "o" ano de Scorsese, finalmente esta aí um novo e amado filme do mestre que merece ser devidamente reconhecido. Pode perder em outras categorias, aqui acho difícil.

FILME: The Departed
E chegamos a categoria mais importante e a mais complicada. Qualquer um pode ganhar. Escolhi "The Departed" porque senti que é o filme que pode ganhar mais prêmios e respeito "across the board", é um blockbuster, é um filme ótimo, é um filme cheio de estrelas e é um dos melhores de Scorsese, mas é um filme de gênero (crime), este, pouco reconhecido pela academia (ela dá pouco valor). Mas filmes de gênero podem ganhar (veja "O Silencio dos Inocentes" ou "O Senhor dos Aneis"). Mas enfim, é uma escolha ousada e que fiz de última hora uma vez que podemos fazer caso para qualquer um dos indicados. "Little Miss Sunshine" é a escolha amável e que tem mais apoio dos sindicatos (PGA e SAG): "the little film that could". "Babel" é o drama importante com mais indicações, muita gente gosta, muita gente odeia. "The Queen" é o filme com uma powerhouse performance que ninguém têm 1 palavra contra. E sim, minha segunda escolha, "Letters from Iwo Jimma": guerra, conflito psicológico, história e é irresistível ver os dois reis de Hollywood no palco juntos (Clint e Spielberg). Seria estranho um filme ganhar "melhor filme" sem nenhum outro prêmio como pode "Letters"? sim. Estranho um filme ganhar melhor filme sem uma indicação para montagem, como Pequena Miss e Letters? Sim. Estranho um filme ganhar sem indicação a melhor foto, como todos? Sim. Mas em um ano dividido e estranho como esse tudo pode acontecer. Aguente até o final da noite, vai valer a pena.
"All Right Mr. De Mille, I'm Ready for My Close Up"
TABELA FINAL
3 OSCARS
The Departed
O Labirinto do Fauno
Dreamgirls
2 OSCARS
The Queen
Little Miss Sunshine
An Inconvenient Truth
Piratas do Caribe
1 OSCAR
The Last King of Scotland
Babel
Children of Men
Happy Feet
3 OSCARS
The Departed
O Labirinto do Fauno
Dreamgirls
2 OSCARS
The Queen
Little Miss Sunshine
An Inconvenient Truth
Piratas do Caribe
1 OSCAR
The Last King of Scotland
Babel
Children of Men
Happy Feet
Nenhum comentário:
Postar um comentário