PREVISÃO OSCAR - FINAL
"You Cant't Stop What is Comming". Depois de ver TODOS os indicados para o oscar, pelo menos nas 15 principais categorias, esta aqui as minhas apostas para o Oscar que ocorre neste domingo e será transmitido pela TNT a partir as 22:00 e pela Globo a partir das 23:00. Portanto para vocês que curtem o prêmio mais cobiçado da industria de entreternimento, apertem a tecla SAP, calem o babaca do Rubens Edward Filho, e assistam na intriga, se der, fazendo um festinha.
DOCUMENTARIO: "No End in Sight"
Os mais desavisados podem achar que a categoria ja é mamata para "Sicko", mas mesmo sendo o novo Michael Moore o fime mais falado, lembrado e contudente de documentario do ano, pelo menos para os americanos, é esse que estou prevendo. vamos ver.... o status de estrela de Michael Moore pode acabar prevalecendo.
FILME DE ANIMAÇÃO: Ratatouille

Sinceramente não há competição quando a Pixar esta no topo da sua forma, nem mesmo o invoador Persepolis é pareo para tanto.
FILME ESTRANGEIRO: Quem Sabe?? (The Counterfeiters)
FILME DE ANIMAÇÃO: Ratatouille

Sinceramente não há competição quando a Pixar esta no topo da sua forma, nem mesmo o invoador Persepolis é pareo para tanto.
FILME ESTRANGEIRO: Quem Sabe?? (The Counterfeiters)
Em um ano que foram deixados de fora "4 Semanas..." e "Lust, Caution", e que não se viu nenhum dos indicados, se torna quase impossivel prever um vencedor, só com bola de cristal ou tendo visto todos eles, como os votantes autorizados.
EDIÇÃO SONORA: Transformers

EDIÇÃO SONORA: Transformers

Como vou saber? Estou apostando no filme mais fantastico e barulhento de todos, alem do que o som dos metais se tranformandos deve ser o que eles estão procurando numa categoria como essa, não? Talvez Ratatouille tenha alguma chance também, vai saber...
MIXAGEM SONORA: Transformers
MIXAGEM SONORA: Transformers
Mais uma vez não teria como apostar de forma diferente, "No Country..." ganhou o premio do sincato e realmente merece todos os premios de som que pode ganhar. Não pelo barulho mas pela singularidades que faz a tensão do filme. Mas os votatantes da academia são um grupo diferente de pessoas, e as qualidades de escolha de som podem ser preteridas pelo show sonoro que é o de Transformers. Minha aposta.
EFEITOS VISUAIS: Transformers
Será que Transformers vai ser o filme mais premiado da noite?
MUSICA: "Falling Slowly" (Once)

EFEITOS VISUAIS: Transformers
Será que Transformers vai ser o filme mais premiado da noite?
MUSICA: "Falling Slowly" (Once)

Lembra ano passado quando Dreamgirls perdeu mesmo com três canções indicadas? É o mesmo esse ano com "Encantada", ainda mais que o filme nem é tão bem quisto assim. Once é um filme maravilhoso com algumas das melhores e mais belas canções do ano, o oscar sabe escolher e bem e seriamente o melhor vencedor para essa categoria,
TRILHA SONORA: Atonement (Dario Marianeli)

Ja aos primeiros acordes dessa bela trilha criada na base de uma maquina de escrever ja da para saber quem vai ganhar o prêmio. Ai se a academia não tivesse desqualificado John Greenwood por "There Will Be Blood" dai sim haveria alguma concorrência séria aqui.
MAQUIAGEM: La Vie en Rose

Relaxem, "Norbit" não vai ser um "vencedor do oscar...".
FIGURINO: Atonement

TRILHA SONORA: Atonement (Dario Marianeli)

Ja aos primeiros acordes dessa bela trilha criada na base de uma maquina de escrever ja da para saber quem vai ganhar o prêmio. Ai se a academia não tivesse desqualificado John Greenwood por "There Will Be Blood" dai sim haveria alguma concorrência séria aqui.
MAQUIAGEM: La Vie en Rose

Relaxem, "Norbit" não vai ser um "vencedor do oscar...".
FIGURINO: Atonement

Só pelo vestido verde que a personagem de Keira Knightley usa na cena do jantar ja é a imagem memorável de um vasto trabalho de figurino que foi realizado. Na verdade é uma categoria bem dificil, porque ainda estão na disputa os vestidos e roupas classicas, mas ainda assim inovadoras, de Elizabeth e o tom gótico de Sweeney Todd. Normalmente os indicados a melhor filme tem alguma vantagem, então...
DIREÇÃO DE ARTE: Atonement

Contrariando aqueles que dizem que There Will Be Blood deve ganhar, acho a direção de arte desse ultimo genial, mas pouco impactante em relação a concorrência. Ao meu ver o premio deve ficar entre os trabalhos mais deslumbrantes de Sweeney Todd e Atonement (Golden Compass provavelmente não é tão amado pela academia).E por que Atonement, por que é o filme mais belo visualmente, não é tão gótico como Sweeney. Mas realmente não sei o que esperar daqui.
CINEMATOGRAFIA: O Assasinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Uma categoria tão concorrida! uma categoria em que todos os trabalhos mereciam um oscar, mas qual vai levar a estatueta? Muito dificil prever, por isso, em situações como essa, sempre recorra ao mais vistoso e com mais paisagens. Se não for para "Jesse James" com certeza vai para um dos concorrentes de melhor filme, e o que vencer vai estar na dianteira para o prêmio principal da noite. (Blood ou No Country?). Eu votaria em Blood, a melhor cine do ano ao meu ver.
MONTAGEM (EDIÇÃO): O Ultimato Bourne

Acho que é a mesma situação de cinematografia, se No Country ganhar aqui os Coen ja vão receber seu primeiro de muitos oscars da noite, sob o pseudonimo de Roderick Jaynes. Mas o mais visualmente editado de todos os concorrentes é a joia da coroa da franquia Bourne. Assim como matrix muitas vezes os filmes mais vistosos tem mais chance sobre os concorrentes a melhor filme.
e o big 8:
ROTEIRO ADAPTADO: No Country for Old Men

Tem algumas pessoas dizendo por aí que "The Diving Bell..." pode ("Pode") ganhar. Dificil, alguem em Hollywood escreve roteiros mais cinematograficos do que os que os irmãos Coen vem escrevendo nos ultimos 20 anos?
ROTEIRO ORIGINAL: Juno

Não só por ser a comédia dramatica do ano mas por que Diablo Cody ja virou uma celebridade de si mesma nos EUA.
ATRIZ COADJUVANTE: Tilda Swinton (Michael Clayton)

Das principais categorias com certeza essa é a mais incerta. Não vou entrar aqui em quem ganhou qual premios precusores esse ano, isso você pode ver em algum outro site dedicado ao oscar, mas vou falar sim da meu insitinto. A melhor atuação na categoria é sem duvida de Cate Blanchett como Bob Dylan, seguida de Saioirse em "Atonoment". Nenhuma das duas deve ganhar, pelo primeiro ser um filme pouco visto e compreendido e pela segunda ser muito jovem ainda (entre tantas veteranas). Daí temos Amy Ryan, favorita da critica, por um filme pouco admirado pela academia. Acho dificil. E temos um showdown entre Ruby Dee e Tilda, Ruby Dee aparece por, no máximo, 5 minutos em um filme que não foi um dos favoritos da academia. Ela é um veterana, sim, mas como disse meu instinto me diz que talvez Tilda, em uma forte performance, seja a forma de reconhecer as honras que um filme bem quisto como "Michael Clayton" tem. Qualquer uma pode ganhar por uma margem estreita de votos, minha aposta final é Tilda.
ATOR COADJUVANTE: Javier Barden (No Country for Old Men)

Javier criou um dos personagens mais icônicos do cinema em um filme favorito ao premio maior da noite.
ATRIZ: Julie Christie (Away from Her)

Outra categoria um pouco dificil que é realmente uma corrida entre três atrizes com beleza e atributos de simpatia. Ellen Page, apesar de ter atuado brilahantementemente bem e num filme amado, ainda deve ter pouca força para ser reconhecida pela maioria da academia, é um jovem com um futuro genial pela frente ainda. O que sobra Marion e Julie Christie. Julie ja é uma ganhadora do oscar e deu uma das mais amadas performances do ano, Marion deu um das mais elogiadas e potentes atuações da década, mas em francês. Marion é bela, Julie uma lenda. Não sei que vai ganhar, mas acho que pela idade média da academia muitos ainda admiram a força, beleza, lenda e sutilidade da performance de Julie.
ATOR: Daniel Day-Lewis (There Will Be Blood)

Garantido como o dia que vai nascer na manhã seguinte. e merecediamente o melhor.
DIRETOR: Joel e Ethan Coen (No Country for Old Men)

Eles podem não ganhar Melhor Filme, mas esse premio é dificil de perder, mesmo com o brilhante Paul Thomas Anderson na concorrência. Se alguem assustar, o que é dificil, deve ser Julian Schanabell.
FILME: No Country for Old Men

Certo. Essa categoria é 100% garantida como no ano de, digamos, O Retorno do Rei? Não. Mas se você apostar contra "No Country" você é no mínimo ingenuo ou muito corajoso. A história é a seguinte, desde "Beleza Americana" nenhum filme fez um sweep tão grande dos prêmios preliminares, esta certo, No Country não ganhou o globo de ouro (que ganhou foi Atonement, que não tem uma chance siquer) mas ganhou o DGA, PGA, WGA, Critic's Choice e o SAG, sendo o único dos indicados de melhor filme a melhor elenco do SAG. Olhando para um passado recente nem o Rei tinha esses precursores todos (ele perdeu o WGA), Brokeback não tinha o SAG tbm. Então o que impede esse filme de ganhar o prêmio maximo? Em uma palavra VIOLENCIA, isso tudo sem dever, estrelas e amor. Esse não é um filme que se ama, como Juno, esse não é um filme que se deve premiar como Scorsese ano passado (os Coen não estão tão bem assim, ainda) e nem tem as estrelas de Michael Clayton (e The Departed por esse mérito, ano passado). Alem de tudo isso alguem disse certo quando falou que ele deve dividir votos com There Will Be Blood, são generos que apelam ao mesmo publico admirador. Mas enfim, a votação deve ser muito dividida, ainda sim, por uma margem que acredito que vá ser muito estreita, espero que No Country leve Melhor Filme, porque apesar do medo que da na hora de prever se duas semanas antes ninguem saiu ai defendendo com amor algum outro filme (nem Roger Ebert) é que a vantagem ja esta segmentada. Se não vencer qual vai ser? Juno. Um excelente filme mas que se ganhar entrará na história como desmerecido contra alguns futuros classicos como Blood e No Country.
DIREÇÃO DE ARTE: Atonement

Contrariando aqueles que dizem que There Will Be Blood deve ganhar, acho a direção de arte desse ultimo genial, mas pouco impactante em relação a concorrência. Ao meu ver o premio deve ficar entre os trabalhos mais deslumbrantes de Sweeney Todd e Atonement (Golden Compass provavelmente não é tão amado pela academia).E por que Atonement, por que é o filme mais belo visualmente, não é tão gótico como Sweeney. Mas realmente não sei o que esperar daqui.
CINEMATOGRAFIA: O Assasinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Uma categoria tão concorrida! uma categoria em que todos os trabalhos mereciam um oscar, mas qual vai levar a estatueta? Muito dificil prever, por isso, em situações como essa, sempre recorra ao mais vistoso e com mais paisagens. Se não for para "Jesse James" com certeza vai para um dos concorrentes de melhor filme, e o que vencer vai estar na dianteira para o prêmio principal da noite. (Blood ou No Country?). Eu votaria em Blood, a melhor cine do ano ao meu ver.
MONTAGEM (EDIÇÃO): O Ultimato Bourne

Acho que é a mesma situação de cinematografia, se No Country ganhar aqui os Coen ja vão receber seu primeiro de muitos oscars da noite, sob o pseudonimo de Roderick Jaynes. Mas o mais visualmente editado de todos os concorrentes é a joia da coroa da franquia Bourne. Assim como matrix muitas vezes os filmes mais vistosos tem mais chance sobre os concorrentes a melhor filme.
e o big 8:
ROTEIRO ADAPTADO: No Country for Old Men

Tem algumas pessoas dizendo por aí que "The Diving Bell..." pode ("Pode") ganhar. Dificil, alguem em Hollywood escreve roteiros mais cinematograficos do que os que os irmãos Coen vem escrevendo nos ultimos 20 anos?
ROTEIRO ORIGINAL: Juno

Não só por ser a comédia dramatica do ano mas por que Diablo Cody ja virou uma celebridade de si mesma nos EUA.
ATRIZ COADJUVANTE: Tilda Swinton (Michael Clayton)

Das principais categorias com certeza essa é a mais incerta. Não vou entrar aqui em quem ganhou qual premios precusores esse ano, isso você pode ver em algum outro site dedicado ao oscar, mas vou falar sim da meu insitinto. A melhor atuação na categoria é sem duvida de Cate Blanchett como Bob Dylan, seguida de Saioirse em "Atonoment". Nenhuma das duas deve ganhar, pelo primeiro ser um filme pouco visto e compreendido e pela segunda ser muito jovem ainda (entre tantas veteranas). Daí temos Amy Ryan, favorita da critica, por um filme pouco admirado pela academia. Acho dificil. E temos um showdown entre Ruby Dee e Tilda, Ruby Dee aparece por, no máximo, 5 minutos em um filme que não foi um dos favoritos da academia. Ela é um veterana, sim, mas como disse meu instinto me diz que talvez Tilda, em uma forte performance, seja a forma de reconhecer as honras que um filme bem quisto como "Michael Clayton" tem. Qualquer uma pode ganhar por uma margem estreita de votos, minha aposta final é Tilda.
ATOR COADJUVANTE: Javier Barden (No Country for Old Men)

Javier criou um dos personagens mais icônicos do cinema em um filme favorito ao premio maior da noite.
ATRIZ: Julie Christie (Away from Her)

Outra categoria um pouco dificil que é realmente uma corrida entre três atrizes com beleza e atributos de simpatia. Ellen Page, apesar de ter atuado brilahantementemente bem e num filme amado, ainda deve ter pouca força para ser reconhecida pela maioria da academia, é um jovem com um futuro genial pela frente ainda. O que sobra Marion e Julie Christie. Julie ja é uma ganhadora do oscar e deu uma das mais amadas performances do ano, Marion deu um das mais elogiadas e potentes atuações da década, mas em francês. Marion é bela, Julie uma lenda. Não sei que vai ganhar, mas acho que pela idade média da academia muitos ainda admiram a força, beleza, lenda e sutilidade da performance de Julie.
ATOR: Daniel Day-Lewis (There Will Be Blood)

Garantido como o dia que vai nascer na manhã seguinte. e merecediamente o melhor.
DIRETOR: Joel e Ethan Coen (No Country for Old Men)

Eles podem não ganhar Melhor Filme, mas esse premio é dificil de perder, mesmo com o brilhante Paul Thomas Anderson na concorrência. Se alguem assustar, o que é dificil, deve ser Julian Schanabell.
FILME: No Country for Old Men

Certo. Essa categoria é 100% garantida como no ano de, digamos, O Retorno do Rei? Não. Mas se você apostar contra "No Country" você é no mínimo ingenuo ou muito corajoso. A história é a seguinte, desde "Beleza Americana" nenhum filme fez um sweep tão grande dos prêmios preliminares, esta certo, No Country não ganhou o globo de ouro (que ganhou foi Atonement, que não tem uma chance siquer) mas ganhou o DGA, PGA, WGA, Critic's Choice e o SAG, sendo o único dos indicados de melhor filme a melhor elenco do SAG. Olhando para um passado recente nem o Rei tinha esses precursores todos (ele perdeu o WGA), Brokeback não tinha o SAG tbm. Então o que impede esse filme de ganhar o prêmio maximo? Em uma palavra VIOLENCIA, isso tudo sem dever, estrelas e amor. Esse não é um filme que se ama, como Juno, esse não é um filme que se deve premiar como Scorsese ano passado (os Coen não estão tão bem assim, ainda) e nem tem as estrelas de Michael Clayton (e The Departed por esse mérito, ano passado). Alem de tudo isso alguem disse certo quando falou que ele deve dividir votos com There Will Be Blood, são generos que apelam ao mesmo publico admirador. Mas enfim, a votação deve ser muito dividida, ainda sim, por uma margem que acredito que vá ser muito estreita, espero que No Country leve Melhor Filme, porque apesar do medo que da na hora de prever se duas semanas antes ninguem saiu ai defendendo com amor algum outro filme (nem Roger Ebert) é que a vantagem ja esta segmentada. Se não vencer qual vai ser? Juno. Um excelente filme mas que se ganhar entrará na história como desmerecido contra alguns futuros classicos como Blood e No Country.
"Call it, Friendo"
TABELA FINAL
3 OSCARS
The Departed
O Labirinto do Fauno
Dreamgirls
2 OSCARS
The Queen
Little Miss Sunshine
An Inconvenient Truth
Piratas do Caribe
1 OSCAR
The Last King of Scotland
Babel
Children of Men
Happy Feet
3 OSCARS
The Departed
O Labirinto do Fauno
Dreamgirls
2 OSCARS
The Queen
Little Miss Sunshine
An Inconvenient Truth
Piratas do Caribe
1 OSCAR
The Last King of Scotland
Babel
Children of Men
Happy Feet
Nenhum comentário:
Postar um comentário