quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Babel (*****)

"No começo todos os povos do mundo,
de todas as regiões,
falavam uma só lingua.
Nada que propunham era impossível.
Mas temendo o que o espírito humano poderia realizar,
Deus disse:
"Vamos la embaixo e confundir suas linguas,
para que não possam entender o discurso um do outro."

(com todas as palavras: nota 10)

Pode ser cedo para declará-lo desse jeito, mas "Babel" é uma obra-prima. Ele é o filme que todas as obras políticas desse começo de década (Syriana, Munique, Boa Noite e Boa Sorte, Crash..) queriam ter sido. Pelo tema, pelo ritmo, pelo roteiro, pela mão da direção, pelo discurso "subjetivo", mas principalmente por causa dos personagens.
Mais uma vez utilizando suas técnicas de distorção de tempo e fato através de um grande elenco, Alejandro Gonzales Iñnaritu (autor das fenomenais obras "Amores Peros" e "21 Gramas") atinge seu apíce de estilo num roteiro de Guillermo Araiga que tem pessoas normais envoltas em um movimento maior (nesse caso global), e unidas por 1 incidente. O filme têm cenas de mensagem e sentimentos fortíssimas (e a melhor cena de "balada" que ja vi em um filme). Mas o contexto, a amarração, apesar de óbvia não trata do tema da globalização e aceitação de forma explícita, como outros filmes políticos, ele a trata como algo que permeia a vida (como permeia nossa dia-a-dia no mundo de hoje) e fere fisicamente ou emocionalmente todos que ousam viver nessa grande aldeia global, a Babel do título.
Enfim, não é só um atestado político, é tbm uma obra humana. Com muita tesão, emoção, sentimento e decepção.
Brad Pitt, a estrela mais conhecida do filme, está em um de seus melhores e acatados papéis, ao lado da infálivel Cate Blachett e num elenco que ainda conta com Gael Garcia Bernal e muitos outros, todos em grandes momentos e imersos na obra. Vale a pena checar o talentoso elenco do Japão.
Enfim, o Mundo de Iñnaritu não podia ser mais atormentado e frio, cheio de ódio mas tbm esperança. Nenhum filme reflete melhor o mundo de hoje do que "Babel".
Veja o trailer do filme que estreia em algumas semanas:

Nenhum comentário: