sexta-feira, 3 de novembro de 2006

FECHANDO A MOSTRA 2006


Semana que vêm tem a recapitulação da Mostra, ou seja, os filmes mais vistos ganham uma ou duas sessões em algumas salas no fim de semana.
Mas oq podemos tirar da mostra desse ano?
Bom, apesar de ela estar mais pop e lotada (com diversos filmes blockbusters do cenário de arte), ela é o melhor jeito e a forma mais agradável de ver a produção mundial de cinema na terra tupiniquim.
No fim, a mostra que um dia ja teve sua fase de cinema iraniano, seguida de cinema asiático, agora toma forma do cinema independente americano. Esses filmes são os mais originais e melhores da mostra. Ele conseguiram absorver o melhor dessas últimas tendências, mais o sabor "arte" europeu, e montar roteiros fantásticos e tratar a direção com a mão leve.
Enfim, o maior vencedor é esse novo cinema americano que vêm atrelado a revolução digital de o corte nos custos de produção.
Grandes mestres continuam a produzir grandes obras (como Manoel de Oliveira, Martin Scorsese, Pedro Almodóvar), e deixam suas marcas autorais para uma nova geração de cinema que está surgindo.
No Brasil a produção nacional está melhor do que nunca, com uma nova geração de diretores criando sucessos e uma nova linguagem nacional (que não está mais atrelada a violência e probreza).
Bom aqui estão os filmes que vi na mostra, em ordem alpha-valor:

BABEL (*****)
THE DEPARTED (*****)
SHORTBUS (*****)
VOLVER (*****)
ADMIRAÇAO MUTUA (****)
AZULOSCUROCASINEGRO (****)
O CEU DE SUELY (****)
CLERKS II (****)
FONTE DA VIDA (****)
HALF NELSON (****)
O LABIRINTO DO FAUNO (****)
A PRAIRE HOME COMPANION (****)
SNOW CAKE (****)
THE WIND THAT SHAKES THE BARLEY (****)
12:08 A LESTE DE BUCARESTE (***)
AMOR DE VERAO (***)
ANCHE LIBERO VA BENE (***)
O CHEIRO DO RALO (***)
COISAS QUE O SOL ESCONDE (***)
DIA NOITE, DIA NOITE (***)
DIAS DE GLORIA (INDIGENES) (***)
HOLLYWOODLAND (***)
SUA GRANDE ALMA BRANCA (***)
TIME (***)
UMA VERDADE INCONVINIENTE (***)
CONFIA EM MIM (**)
HOLLY (**)
MARY (**)
STILL LIFE (**)
UM LONGO CAMINHO (**)
EL COBRADOR (*)

Nenhum comentário: