Filhos da Esperança (*****)
Children of Men
(2006)
EUA
De Alfonso Cuaron
com Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine
Ow.
Estou começando a escrever essa resenha antes mesmo que o entusiasmo acabe. Junto com Shortbus e The Fountain essa é a mais "nova" experiência cinematografica que você poderá ter esse ano. E uma das melhores. É também, para curiosidade, um dos 5 filmes que não me fizeram olhar para o relógio (tirando uma ingrata ligação no meio).
Parabens Alfonso Cuaron (Y Tu Mama Tambiem, Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban) você foi genial.
Se quiser saber dos três (não 1) planos sequências mais ousados ja realizados por um diretor em TODOS os tempos leia essa resenha. Não vou me ater aos maravilhosos detalhes técnicos dessa obra-prima de ficção, porque o filme como um todo é supreendente.
O roteiro pode não ser tão conciso durante os aproximados 120min de projeção, mas o "plot" o enredo é um dos mais inovadores em anos: no mundo do ano de 2027. no caos de guerras civis e religiosas, não nasce nenhuma criança no útimos 18 anos. A Humanidade está fadada a extinção.
Agora. Pense em tudo pode ocorrer num mundo desses, esse filme explora. Não com cenas, monólogos ou momentos humanitários, mas com a criação de um mundo tão verossímel que rivaliza com o de Blade Runner em catátrofe. Melhor. Ganha do de Blade Runner em catástofre, por que sim, se nossas mulheres não tiverem mais filhos, não duvidem, é isso que você vai ver. Nada de Robôs, nada de industrias ou corporações dominantes , só a humanidade violenta, decadente e perdida em seus momentos finais.
A foto, tão suja, mas muito simbolica, e com uma luz e clima cinza... A direção de arte desse mundo... Os planos sequencia. A Ação. O enredo. E também as atuações com Clive Owen (o protagonista) em sua melhor performance até hoje, contida...
E não pensem que é um dos filmes charos e sociais. Não. A aventura é contagiante e as motivações do núcleo de personagens em que o filme centra são tão boas quanto nos melhores dramas.
Não quero estragar o "turn" do filme, o que leva a ação e a um acontecimento sublime. É indispensável ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário