quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

The Queen (****)

2006
(EUA/UK)
de Stephen Frears
com Helen Mirren



The Queen (A Rainha) é um filme diferente.
O seu sentimento de realidade, imediatismo, de intimidade e de certa forma comédia provêm de uma onda atual do cinema independente. Mas a diferença é que estamos falando da Rainha da Inglaterra, comandante de uma instituição milenar que conduz um dos maiores países do mundo.
Envolvendo o período da semana entre a morte da princesa Diana e seu funeral, o filme relata os acontecimentos delicados dentro da família real e no mundo político que a cerca.
Stephen Frears é um diretor de inovações, e com elas normalmente vêm falhas, mas aqui ele acerta no ponto. O filme é muito bem dosado, nunca se mostra como sensacionalista e mentiroso mas também não como intromedito e bisbilhoteiro.
É claro que o belo roteiro e sua estrutura (nunca sobre explorada pelo diretor) têm grande partes no crédito, mas oq segura o filme são as atuações, principalmente da Rainha Elizabeth por Helen Mirren. Não é um "tour de force" que chama a atenção e te pega de jeito, é um criação contida, realista, que no começo parece meio distante, apagada, mas que com o crescer da tensão e deos poucos (mas ideais) 103 min de filme nos conquista e passamos a acreditar que conhecemos a rainha, pessoalmente.
Não cabe a mim dizer se os fatos são verdadeiros, mas a narrtiva é universal na sociedade humana: deveres, modernização, aceitação, tradições.
E a forma que o filme ecoa no mundo moderno (pós 11 de setembro) é fascinante. Um dos melhores e mais diferentes do ano.

Nenhum comentário: