terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

"I'm Still Big, It's the Pictures that Got Small"



Em uma recente visita que fiz a terra do cinema (Hollywood-l.A.) essa questão me veio a cabeça. "Por que não fazem mais filmes como antigamente ?"
A dúvida, claro, nunca foi por merito de qualidade, uma vez que há filmes excelentes hoje em dia, e sim de simples e pura grandeza. O que ocoore com uma Hollywood que não é a antiga Hollywood?



É interessante ver isso hoje em dia. O movimento "indie" (ou seja, menos de 30 milhões de dólares de orçamento ou filmes não-americanos) é o que produz os filmes de melhor qualidade artistica mas eles não conseguem vender ilusão. Esse termo tão mitico como o "star system" é a base de Hollywood e é o melhor que o dinheiro deles pode comprar e... hoje em dia... não... compra.
O que aconteceu com os corajosos que ergueram um teatro com peças originais chinesas, colocaram um sinal gigantesco em uma montanha e se denominaram donos do mundo?. Cadê a coragem de ao menos criar sets gigantescos como de "Cabiria" e cenas de punho herculanas como de "Nascimento de uma Nação" ou "Lawrence da Arabia"?
Como disse antes, repito agora, não é uma discussão de "qualidade" uma vez que há pequenos filmes antigos que são as bases do cinema de hoje. Mas cadê a magia?
Sim, tudo hoje é digitalizado, com orçamentos grandes mas produções pequenas.
Temos alguns filmes grandes esta decada que me veem a cabeça como Piratas, O Senhor dos Aneis que percorreram meio mundo atrás de de locações, criaram sets no "backstage" e que também usaram de técnicas computadorizadas por que realmente precisavam.
Mas nenhum filme tem a marca de "hollyood classico" nos anos 00 como o filme Moulin Rouge. A linguagem pode ser moderna mas o espirito de produção é o do romantico classico.



Enredo a parte, tudo aquilo que você vê na tela foi construído, ironicamente os belos sets vencedores do oscar que deveriam ter sido preservados para a posteridade foram derrubados na fox para dar lugar para as telas azuis de "StarWars Episódio II".
Moulin Rouge, não se enganem, foi o filme que fez de Nicole Kidman a maior estrela de Hollywood que ela é hoje. E fez isso em uma cena que tem tudo que as grandes estrelas classicas tinham.
Traduzindo uma postagem do the film experience. A cena é a primeira que vemos Satine no grande saloon do Moulin Rouge:

"...a purpurina começa a cair. Apertem os cintos gente, Nicole Kidman esta para se tornar lendária. Você não vai querer perder isso.

Satine -- O Diamante

O que se segue é uma daquelas cenas de tirar o folego que qualquer atriz corojosa e ambiciosa o bastante mataria para estrelar. Pensa só: uma produção multi-milonaria esta a todo o vapor e centenas de artistas que são excelentes no que fazem tem uma tarefa e ela somente. Eles estão la para fazerem a atriz o mais sensacinal possível. Eles estão la para venderem para a audiencia a lenda do personagem e ao fazer isso criarem uma nova -- ela. O medley "Diamonds are a Girl's Best Friend / Material Girl" que Nicole Kidman interpreta é um grande risco. Baz Luhrmann esta jogando dois icones colossais do século 20 (Marilyn Monroe e Madonna) na sua frente e pedindo para esquece-las: Apaixone-se loucamente por "essa" mulher, essa ruiva.

Para asssegurarem suas apostas eles usam de todas as técnicas cinematograficas possíveis de ampliar a presença de cena dela. Hoje sabemos que Nicole é capaz se fazer oq quiser magnificamente, mas em 2001 ainda não tinhamos essa noção. Por isso os cineastas não falham com ela. O talentoso fotografo Donald McApline banha ela com tanta luz que não podemos mais classificar ela como caucassiana ela deve ser... bem... branca. Literalmente. Ela brilha como um foco autoerotico. Junte mais o vestido brilhante, uma galera no delírio, e uma posicionamento brilhante (note como ela esta sendo sempre levantada pela multidão, e quando esta no chão a camera normalmente a vê de cima para baixo, com ela saudando os "suditos") e aí sim você vai entender a letra de outros musicais:



" Give them an act with lots of flash in it
And the reaction will be passionate.

Razzle Dazzle 'em
and they'll make you a star!"

A aposta do starsystem é paga. Nicole Kidman dispara como um foguete no despertar do filme. Lembra-se da famosa frase de Norma Desmond em "Crepusculo dos Deuses? "I'm still big. It's the pictures that got small" Hollywood deveria te-la levado mais a sério."

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