Os 10 Melhores Filmes de 2006
# 10
O Labirinto do Fauno

Quantas vezes na história do cinema vemos um filme tão poetico e fantastico que ao mesmo tempo é contudente e agressivo. A Imaginação de DelToro com atuações premiaveis do elenco pricipal fizeram desse filme o mais aclamado do ano pela crítica e muito bem recebido pelo público. E digo, tudo vale a pena por aquele final "aberto" que é um soco no estomago.
# 9
A Praire Home Companion

Quem poderia imaginar que dias depois de ver esse belo e musical filme sobre a inevitabilidade do "fim" esse mesmo chegaria para o grande Robert Altman, nos proibindo assim de ver futuras obras suas ao mesmo tempo que dá um nova percepção e profundidade para esse testamento que agora é sua "swamsong". (Hino de despedida). Ressoa como uma maravilha no panteão de um diretor de obras memoráveis, além de ja ter me cativado dias antes de sua partida final.
# 8
Happy Feet

"Happy Feet" é um filme diferente. Sei que a moda na animação hoje em dia é roubar referências de outros filmes para se compor (poucos são os originais como o também ótimo "A Casa Monstro"), mas o que torna esta alucinógena animação diferente é justamente o "sentir do cinema", o que vemos é em todo momento um filme, sem tirar nem por. Por suas câmeras e foto revolúcinárias, enredo quase sem nexo mas universal e aquele meio fim de contato com o "real" faz Happy Feet trancender e com o tempo ele será apreciado por isso.
# 7
Marie Antoiniette
Marie Antoiniette

Gritem, xinguem, façam uma revolução. Para mim "Marie..." é um dos melhores filmes de 2006 por motivos ja explicados na crítica. Talvez o tempo seja mais justo com ele, assim como foi com alguns grandes clássicos.
# 6
The Departed

Poucos são os filmes de "gênero" são realmente novos ao mesmo tempo que se mantém no gênero, e poucos são os diretores que dominam a arte de fazer filmes assim. Scorsese é rei do gênero policial, ninguém faz melhor que ele, isso se essa pessoas não ser ele mesmo (e isso, meus caros, fica confirmado este ano). Pelo elenco que tem algumas das melhores atuações do ano emesmo da carreira de vários, pela pura emoção de um cinema tão vivo e completo, pela adptação de renovação de um ja belo filme, por Jack sendo o melhor de Jack, e por milhões de outros pequenos detalhes.
# 5
Volver

Só Almodóvar para fazer um filme dele. Com tantas cores, emoções fortes, enfim, esses melodramas (quase novelesco) de personagens a margem da sociedade e deles mesmo. E em "Volver" ele se supera, consegue juntar em sua palheta comédia de erros e drama de uma forma que ao final do filme não ligamos para o mistério ou a morte e sim pelo desenvolvimento dos personagens, sublimes, com uma Penélope Cruz que nunca esteve melhor.
# 4
The Fountain

Poucos diretores hoje em dia realmente puxam o cinema para algo novo, que transcenda e modifique linguagem e tema. Sim temos ótimos diretores novos mas nenhum como Darren Aronofsky. O filme em si não corresponde a narrativa com que estamos acostumados, ele é quase uma pintura, uma obra de arte a ser admirada, refletida, totalmente aberto. Não é um livro ou uma peça. Realmente a maior obra de arte cinematografica do ano e um dos melhores filmes.
# 3
Shortbus

Muitos o consideram um porno com história, eu o considero uma história com sexo, muito sexo. Esse é um filme libertário e, segundo o autor, "tudo o que você precisa para sobreviver mais 2 anos de George Bush". Na minha crítica disse que não era um filme que recomendava para todos, mas hoje mudei de idéia, acho um filme indispensável para o futuro. Isso, e seu roteiro de falas brilhantes com um final cartástico que só pode ser descrito como "magia do cinema", o tornam o terceiro melhor filme de 2006.
# 2
Children of Men

Provavelmente o futuro melhor filme de 2006. Não tenho dúvidas, depois de ve-lo 2x, que este filme irá crescer ainda muito, muito, e se tornará um clássico, mas mesmo assim ele falha em tomar a primeira posição, não sei porque, afinal ele é um filme brilhante (e isto é um eufemismo).
# 1
Babel

Antes de esvrever minha crítica eu disse em um post separado, logo após ver a obra, "eu vi uma obra-prima".
Ainda acho isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário