A Guide to Recognizing Your Saints (****)
Um Triunfo. Um dos melhores filmes do ano.
É dificil saber por onde começar uma vez que são várias as qualidades.
Mas vamos la...
O Clima. Criado pela ambientação, fotografia, música e monatagem. Sem resaltar qualquer uma delas posso dizer que o clima de NY (Queens) nos anos 80 é sufocante (como o personagem sentia) ao mesmo tempo estiloso. Uma mistura, se dar para assim dizer, de Quentin Tarantino com Martin Scorsese (Quentin anos 90, Martin anos 70). O andar dos personagens, o passo da câmera, os cortes de respiro e a fusão dos dias de hoje com os eventos do passado que não fica massante (como por exemplo "Flag of our Fathers...). Alias isso vêm de grande parte pelo roteiro.
Baseado em uma história real (ao que parece), ou pelo menos em um livro que é baseado em uma história real, o filme consegue se desvencilhar de qualquer clichê do gênero violência urbana e se usa de fortes emoções humanas para contar relações de vida.
Os que no leva ao elenco muito bem escolhido, na fase adulta, mas principalmente na fase da juventude que revela grandes talentos como Shia LaBeouf (a ser visto como filho de Dr. Jones em Indiana Jones 4) e uma capacidade de atuação muito forte do ex-modelo Channing Tatum.
Oq que posso dizer é que não foi lançado no Brasil e pelo jeito nem vai, mas veja quando sair em DVD. É um "Mean Streets" para uma nova geração. Uma bela estreia na direção do tal Dito Montiel (que escreve e inspira o personagem principal). E fique com pelo menos o trailer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário