segunda-feira, 5 de março de 2007

A Procura da Felicidade (****)

A Procura da Felicidade poderia ser qualquer filme. Poderia ser muito fácil se perder na emoção exagerada ou nos clichês do gênero realismo-romântico de Hollywood, mas estranhamente este filme é bem sucedido. Me lembra um pouco Rocky (o original) que apostou na formula da simplicidade e do desejo humano (não só americano, apesar deles explorarem bem em seus filmes) de superação.
A História gira em torno do personagem de Will Smith que no momento não me recordo o nome. Um negro de classe média baixa que esta em declínio junto com o país inteiro. É um momento de novidades e desespero e Will esta perdido com sua família no meio disso. O resto da história você ja sabe: ele vai atrás do que quer e tem que abrir mão de algumas coisas para chegar la, menos uma, o seu filho (interpretado pelo próprio filho de Smith). Alias talvez isso seja a peça fundamental do filme: a excelente quimica familiar (o casal Smith conduz o pequeno Smithzinho em sua estreia no cinema e ele não decepciona, esta bem natural).
O roteiro é simples, mas universal. O que vale, portanto no filme é a quimica e as belas cenas de "rua" em quase câmera lenta. Mais um na multidão? Não... ao mesmo tempo que sim.

Nenhum comentário: