terça-feira, 10 de abril de 2007

Fast Food Nation (**) e Scanner Darkly (***)

Richard Linklater é um ótimo cineasta, e seu melhor talento é o roteiro. Depois de uma das mais belas sequências de amor com "Antes do Amanhecer" e "Antes do Pôr-do-Sol" ele teve um double-feature este ano. Um participante oficial do festival de Cannes, é ele:

Fast Food Nation


Fast Food Nation é um filme denúncia, e deve ser encarado assim. E na américo dos dias de hoje vale sempre contar uma história de denúncia. O foco nesta obra de Linlater é obviamente os valores dessa américa gorda e preguiçosa, o medo do futuro, o medo do presente. O que me faz lembrar bastante da cultura do "fracasso" vista este mesmo ano em "Pequena Miss Sunshine". "Sunshine" é um filme superior.
Não que "Fast Food" seja ruim, o que ocorre é que a denúncia nunca parece pertinente e profunda o suficiente para dar aquele "acorda!", esse retrato que o diretor tira das grandes empresas, dos jovens, dos velhos e ,bastante , dos imigrantes é simplório demais. Há momentos em que queremos Michael Moore e Linklater nos dá Tarantino (o que Bruce Willis esta fazendo lá?).
Por fim é um filme em que forma e mensagens não conseguem impressionar porque simplesmente não casam. Por falhar em passar a mensagem o filme se torna um erro, como mais um filme do ano de 2006 até que ele é bom.

A Scanner Darkly (O Homem Duplo)

Este filme que estreiou há uns meses atrás no Brasil é um reloaded do estilo de "Waking Life" com uma nova história. A técnica, que salta aos olhos, consiste do seguinte: filmar um filme de forma normal e aplicar efeitos que o tornam visivelmente animado.
Combinou com Waking, combina não tanto aqui. Apesar de dar liberdade para criar elementos "fantasia" de forma verossímel e mais barata nesta obra de ficcção.
Baseada em um conto de Philiup Dick (você sabe, o de "Blade Runner" e "Minority Report") estamos em um mundo, não tão futuro, com problemas sérios de violência e droga, e um policia viciado (Keanu Reeves) esta inserido em uma investigação secrerta. Eles são homens multiplos (não duplos) que se escondem no dia a dia do trabalho em roupas que mudam completamente sua fisionomia. Nisso ele se envolve em casos dignos de filmes noir e com amigos bastante doidões. É um filme legal.

Nenhum comentário: