segunda-feira, 16 de abril de 2007

Relembrando O SENHOR DOS ANEIS: O fenômeno cinematografico da década.

Eu me lembro bem, era final do ano 2000, começo do ano 2001. Ainda estava passando da oitava série para o primeiro colegial. Foi naquele verão que, ao viajar com a família, senti o prazer de ler pela primeira vez. Não, não foi O Senhor dos Aneis, foram os Harry Potters mesmo (que começava sua curta escalada para o sucesso). Mas o fato foi o seguinte, o fascínio pelo Harry me fez procurar informações na emergente internet, e óbvio (para mim hoje em dia), qualquer fenômeno de fantasia é inevitavelemte comparado ao clássico de J.R. Tolkien. Duas grandes produções de Hollywood sobre fantasia sendo lançadas no mesmo ano. Uma coisa levou a outra.
Para parar as comparações por aqui, uma produção (Harry) era anciosamente aguardada vinda de um novo fênomeno literário, a outra (SDA) era temariamente aguardada vinda de um clássico considerado como infilmável, dado a densidade da narrativa.
Foi este a primeira imagem que tive de SDA na minha vida:



Brilhante peça de incentivo. Me pegou mais que Harry. E claro, fui atrás dos livros antes do lançamento. Alguem também chegou a comprar os três em unidades separadas (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) enquanto ainda não estavam associadas a esses filmes? lembramn? eram assim as capas:

Bom, junto com "O Senhor das Moscas" (que li anos mais tarde) foi para mim como uma dose de heroína critiva na veia. Se alguem jamais leu os livros, leia, são densos mas as melhores obras que li na vida.
Pelo que me lembro os filmes, nessa virada de 2000 para 2001, estavam sofrendo diversas criticas de fãs temerosos, sessões de bate e papo com atores e criadores estavam sendo realizadas para acalmar os animos e de poco em poco imagens e previews dos filmes iam sendo mostrados de forma reduzida. Mas em Feverereiro de 2001 o marketing entrou em ação, surgiu o site "não ofcial" www.theonering.net (ativo até hoje) e o primeiro teaser poster foi lançado:



Mas oq lançou o boca-a-boca que foi se construindo até dezembro/janeiro foi uma amostra de 20min no festoval de Cannes daquele ano. Palavras como "grandioso" "estupendo" "intenso" e "só nos resta aguardar" vazaram pelos poucos que estiveram nesse inovadora sessão "preview" seguida de uma festa decorativa. O que nós, meros mortais, conseguimos ver foram imagens do primeiro teaser oficial da triologia... que ia assim...



Livro vai. livro vêm. completei a triologia antes do segundo semestre. a tempo de esplhar o "buzz" para amigos e familiares (coisa que muita gente fez pelo mundo, pelo jeito). E aguardar o primeiro trailer oficial de "A Sociedade do Anel". E ele veio....



É estranho pensar como os maiores eventos ocorrem sem tanta expectativa. Titanic, o maior evento dos anos 90 (Pulp Fiction artisticamente) estavam sendo vistos com descaso antes do lançamento. Assim como um projeto alucinado de filmar 3 épicos simultaneamente e correr o risco de perder 300 milhões de dólares investidos inicialmente. É muito risco, e muito peso nas costas de uma equipe de produção "inciante". Este primeiro trailer, por exemplo, não causou o impacto desejado. Os fãs adoraram ver as imagens pela primeira vez, revisando o trailer frame por frame no site theonering.net, mas o resto o mundo... Daí que, sem querer, no intervalo do VMA (MTV) americano vêm um spot de TV com imagens novíssimas e ritmo, esse sim, digno do filme que estava por vir.



"THE LEGEND COMES TO LIFE"
este primeiro spot de TV disse tudo o que tinha para dizer. Tudo o que seria expandido no trailer final e esperariamos pouco mais de 2 meses para ver descortinar na tela grande....



E o resto é história.
Volte para cima e veja os spots de TV que mantiveram a onda "Sociedade do Anel" por três meses de sucesso nas telas de cinema. Ninguém esperava por nada tão miraculoso na tela grande. Filmes de fantasia até "O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel" eram coisa de criança, "Harry Potter" um mês antes tinha sido uma grande decepção (não em bilheteria) por sua infantilidade, e na estreua de SDA ele cresceu em comparação. Lembro bem que na corrida pelo oscar "Senhor..." não estava nem em cogitação até o dia 19 de Dezembro, sua estréia e quando recebeu o aval de 4 indicações ao globo de Ouro. A porteira estava aberta: os criticos amaram, os fãs amaram, os cineastas da academia amaram (13 indicações) e, principalmente, o público amou: 871 milhões de dólares mundialmente. E assim, o filme que deveria ter ganhado o Oscar aquele ano, marcou sua assinatura na história.
Mas isso não era nada comparado com o escopo de triologia que estava ainda por vir...



Não lembro exatamente o entusiasmo do ano de 2002 porque, veja bem, é o meio do bolo todo. Sei que todo mundo ficou louco por "A Sociedade do Anel" e mal podiam esperar por qualquer imagem que fosse de "As Duas Torres". A pergunta no ar era a seguinte: será que eles vão conseguir manter? Sequências, até aquele momento, eram sinônimo de fracaso, mas estes filmes não eram qualquer sequência, eles eram uma trilogia, de verdade, com todos os filmes ja filmados antes do lançamento do primeiro. Era muita visão... e o primeiro sneaky peak veio do no DVD da versão extendida. E depois um teaser, visto hoje como "mais ou menos", mas na época foi uma sensação. Mas só nos estava esperar pelo fracaso no dia 18 de dezembro de 2002, e o que veio foi isso:




Alguem lembra o entusiástico começo da câmera seguindo gandalf Moria a baixo? Que tesão... e o ataque dos cavaleiros de Rohrin contra o sol? E o ataque dos Ents a fortaleza de Ortanc? Não fui só eu que foi pego de jeito. 2 indicações ao Globo de Ouro, 8 ao Oscar (se não me engano...) e 926 milhões de dólares mundialmente, na época a terceira maior bilheteria de todos os tempos.
E o fenômeno tinha um nome dessa vez? Gollum. O perturbado perseguidor do anel, a mais bem feita criatura digital até o momento e o a melhor atuação do filme. Teve até gente querendo uma indicação para ele. Foi mesmo um choque, dos bons.
O filme para mim é o pior da trilogia, mas ainda assim muito bom. Quando veio aquele logo da New Line não sabia oq esperar, quando veio os créditos e a subida do morro de Mordor no final, sabia, e o mundo inteiro tambem, o quanto esperar de "O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei".



E sim, o ano de 2003 foi a conclusão da triologia. Tem muito o que falar de "O Retorno do Rei" além do que ja foi escrito?.
Acho que o melhor reconhecimento para este filme, a despeito dos seus 11 prêmios Oscar (todos a que concorreu no ano), recorde junto com "Titanic" e "Ben-Hur", é a sua bilheteria, 1,3 bilhões de dólares. A segunda maior arredação de todos os tempos, atrás apenas de Titanic (1,8 bilhões) e o segundo filme da história a passa a marca de 1 bi. Interessante falar isso, porque os dois eram projetos fadados ao fracasso no começo, dois dois filmes de mais de 3 horas de duração (!), e os dois história de "fantasia" e "romance" Isso prova uma coisa, que as pessoas não ligam para regras de pesquisa, um bom filme é um bom filme.
O ano de 2003 foi realmente só uma "espera" por Dezembro. Lembro bem que só um trailer foi lançado, nem teaser precisou. e que TODOS os prêmios de critica e academias foram para coroar a triologia. como disse Spielberg ao entregar o oscar de melhor filme: "It's a clean sweep, The Lord of the Rings: The Return of the King". Uma trilogia que fez história.



O filme realmente é bem longo no final, com vários flashes. mas sempre fui defensor dessa "despedida", pô, vimos 9 horas de uma obra, o que são 20min de final? para fechar todas as narrativas?. No ano, o filme mais revolucionário e novo que vi foi o maravilhoso "Dogville", mas não tive como não reconhecer a grandeza de um final em grande estilo. Do maior evento cinematografico que acompanhei em vida.
Uma história pessoal: eu levando meu novo irmão (10 anos na época) para ver um longo filme de 3 horas com legenda. ele adorava a trilogia ja. e queria ver o final da saga do pequeno "frodo". E la estava ele, se esgueirando sozinho pelas montanhas de Mordor, com Shellub (a aranha) o seguindo silenciosamente, esperando o momento certo do ataque mortal. Meu irmão não teve dúvidas, ele precisa avisar frodo do perigo, e o avisou, em voz alta no cinema: "não, não, olha pra trás!" e ao supreendende golpe um grito: "Não". Ele levou ao cinema abaixo, todos riram e adoraram, todos estavam no mundo "Senhor dos Aneis", todos sabiam que o jovem menino estava sentindo na pele o poder transformador do cinema....

Nenhum comentário: