segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Lions for Lambs (***)


Leões e Cordeiros é um filme completamente político. Não há um momento nele em que uma ideia não esteja em discussão e por tanto contestada. Assim, como obra política o filme é importantissimo pois abre presuposta para discussões saudáveis, como obra cinematografica o filme é bom, mas nada demais.
O enredo gira em torno de 3 situações correlacionadas, a entrevista de um ambicioso e jovem senador (Tom Cruise) por uma experiente reporter (Meryl Streep), a discussão entre um veterano professor (Robert Redford) e seu estudante preferido (Andrew Garfield), e dois ex-estudantes desse professor que estão lutando no iraque em uma etratégia que é o tópico de discussão da reporter com o senador.
É um filme falado.
E se o expectador não prestar atenção pode perder facilmente as sutilezas que mudam as estratégias de disussão e as retóricas dos personagens. Acredito que foi um filme injustiçado pela critica. Claro que não é um obra "brilhante", mas como disse abre pressuposto para discussões importantes. Alias o propósito do filme é justamente esse, dizer diretamente para o público que em tempos de barbarie ninguem pode se dar ao luxo de não fazer nada, principalmente aqueles que são peças chaves do sistema. O professor pergunta para o aluno se ele aceita uma nota mediocre para não aparecer mais em suas aulas, ou se prefere tomar um posição a amadurecer seus pensamentos. O filme acaba em aberto, pois todos somos os estudantes e as reporteres, apenas esperando o momento decisivo de fazer 0 que é certo.

Nenhum comentário: