quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Harry James Potter (*1997 +2007) "Finis Coronat Opus"


FINI CORONAT OPUS
("O Fim Coroa o Trabalho")

E a saga do maior fenômeno cultural desta década chega ao fim, pelo menos para mim que acabei de ler ontem, dia 31 (data de aniversário de Harry e da autora!), o sétimo e ultimo livro da série,depois de 1 dia e 1/2 imerso completamente no mundo das Relíquias da Morte.
Não tenho vergonha de dizer que Harry me ajudou a entrar no mundo da literatura, assim como ajudou muitos outros jovens no mundo, e talvez esse seja o seu mérito mais divulgado internacionalmente. Antes de ler "Harry Potter e a Pedra Filosofal" no verão de 2001, eu apenas tinha lido, e gostado, de "Outsiders" e "Capitães da Areia", e mesmo assim nunca tinha sido imerso no mundo da imaginação de um escritor. Mas, como ja citei na critica do filme "Harry Potter e a Ordem de Fênix", a série tem diversos outros méritos. Óbvio que não é nenhum Guimarães, Machado de Assis, Proust ou Hemmingway, mas com certeza fica perto de Tolkien, Bewolf e o Illída e Odisseia de Homero. Passando também pelos filmes StarWars. Então você sabe o que esperar: o bem triunfa sobre o mal. Mas o mistério é como? Como o heroi vai crescer e se encontar para tanto? por quais dificuldades ele terá que passar? qual o tema principal que conduz a série?
Essa ultima tem uma resposta, e é claramente a MORTE. Fascinante, amedontradora e inexplicável, ela é um dos guias inseparáveis do carater humano, assim como o amor e a ambição. Achei incrivel como a dificuldade de narrativa e tema se aprofundou com a série, da jovialidade e deslumbramento da "Pedra" para a coragem e os tons escuros do fim da vida em "Reliquias da Morte". Me parece claro que Rowling sabia estar ensinando uma geração toda a ler e a cada episódio tornou a leitura um pouco mais avançada e profunda, avançando assim seus leitores nos mistérios da literatura.
Não cabe aqui estragar o enredo e a conclusão de uma grande saga. Posso dizer que há uma cena de morte, assim como Rowling disse para Daniel Raddcliffe semanas antes do livro ser lançado, quando o interprete nas telas de Harry perguntou para a criadora se "morreria". Cabe apenas lembrar e deixar esse artigo sobre o fenomeno que foi e ainda é Harry. Muitos criticos passaram a atacar a leitura de Harry nos ultimos anos (apesar de elogiarem no começo). Sei que faz parte de sua batalha pela "exclusividade da compreensão" e pela proteção de valores que o mercado subverte para fazer dinheiro, mas, como disse Stephen King, Rowling criou uma obra que com certeza não desvanecerá, e ficará por todos os tempos la, entre os clássicos mais vendidos, não por ser uma grande estratégia de marketing mas sim por sua qualidade intrinsica, a genialidade e força do autor, e uma pequena dose se sorte, que a ajudou e a seu iconico personagem.

Os Melhores Livros de Harry Potter:
7 - Harry Potter e a Câmera Secreta (Chamber of Secrets)
6- Harry Potter e a Ordem de Fênix (Order of the Phoenix)
5- Harry Potter e o Cálice de Fogo (Golblet of Fire)
4- Harry Potter e a Pedra Filosofal (Phillosopher's Stone)
3- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Prisioner of Azkaban)
2- Harry Potter e as Reliquias da Morte (Deathly Hallows)
1- Harry Potter e o Principe Mestiço (Half-Blood Prince)

Nenhum comentário: