O Céu de Suely X O Cheiro do Ralo
Uma batalha interessante se montou nos palcos da mostra.
E não só uma disputa verbal entre os defensores de Cheiro X defensores de Suely (até porque o público adora os dois).
E sim uma verdadeira empreitada de marketing entre a distribuidora de um contra a de outro pelo título de melhor filme brasileiro do ano que vêm.
Que mostras são uma excelente forma de arrecadar bilheteria de um público selecionado para filmes que outrora não teriam espaço em salas comerciais todo mundo ja sabia. (afinal as sessões estão lotadíssimas, e de público pagante!).
Mas que mostras nacionais poderiam ser um bom meio de gerar boca-a-boca e mídia espontânea para alavancar filmes brasileiros, bom isso é novidade!.
Em todas as sessões de Céu de Suely o diretor vêm humildimente pedir votos para seu filme, e explicar nuances e curiosidades do projeto . (não há nada mais agradável para o público amante da sétima arte do que ser agraciado pelo artista).
Selton Mello e Heithor Dahllia (astro de diretor de Cheiro) estão se revezando nisso também.
Mas oq mais me apanhou de surpresa foi oq recebi na fila de espera de "Volver" domingo (uma das sessões mais esperadas da mostra). Uma moça (dessas que entregam panfletos na rua), me deu um “flyer” pedindo pra votar no filme (que ele era escroto, mas pelo menos sabia disso).
até aí tudo bem. "Pô (me veio a cabeça) eles tão querendo ganhar ja que Suely foi mais falado no festival do Rio". Quando, subtamente, veio outra moça logo atrás e me deu algo muito mais interessante:
Sim. Um jornal inteiro sobre o filme. Curiosidades, notícias, info. "Imagina o quanto não gastaram para fazer isso, eles realmente estão querendo ganhar!".
E daí vêm a cabeça todas aquelas noções de marketing:
Cara, realmente é muito mais barato você conseguir fazer boca-a-boca e mídia espontânea por ganhar a grande mostra de São Paulo do que gastar fortunas em distribuição desnecesária e propaganda em um filme nacional. Uma crítica boa do seu amigo vale muito mais do que 30 segundos na televisão.
Por fim. Acredito que foi uma surpresa ver que o cinema nacional esta se profissionalizando e criando caminhos novos para se fortalecer. Não só por procurar um jeito de se pagar e ganhar dinheiro, e sim porque ao se pagar e ganhar dinheiro teremos cada vez mais gente disposta a fazer filmes de verdade.
Dois filmes excelentes (que mostram a maturidade de nosso cinema e cultura) que disputam a "palm d'or da paulistéia".
E aí, oq vai ser? Suely ou Ralo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário